![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUga3zfR3Bd5kCpWbtvuNupU6wTBMVbQtcIqrvpJC4AXyR4xXh4OzB3ubVCxIiWyaYQnPAZVCa3ilUCtm5FVEcli5i1feAyLM5phQQWPj6yc_-wRVmcX8MsGSNsabZxi0fcOct3neGpE4/s200/Saramago.bmp)
Nasceu no dia 16 de Novembro de 1992, na aldeia de Azinhaga, Ribatejo. Neto e filho de camponeses, quando tinha apenas dois anos, os seus pais mudaram-se para Lisboa, onde fez os estudos secundários, no liceu Gil Vicente, primeiro, e na escola Afonso Domingues, mais tarde. Começou a trabalhar cedo, tendo exercido diversas profissões- serralheiro mecânico, desenhador, funcionário admistrativo, editor, tradutor, jornalista. A sua formação literária foi a de um autodidacta.
Em 1947, publicou o seu primeiro romance, Terra do Pecado, mas apenas publicaria um segundo título, Os Poemas Possíveis, dezanove anos depois. A partir de então publicou com regularidade.
Em 1998, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se assim o único escritor português a receber tão alto galardão internacional.
Desde 1993 vive na ilha de Lanzarote, nas Canárias, com a sua mulher Pilar, uma jornalista espanhola.
in Plural, Lisboa Editora
O Conto da Ilha Desconhecida
Este conto fala-nos de um homem que foi bater à porta do rei para pedir um barco porque queria ir procurar uma ilha desconhecida.
O texto é engraçado e fácil de ler, faz-nos pensar sobre nós próprios e sobre a vida.
"(...) mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és (...)"
Jorge Fernandes 9ºB